O que é vestibular seriado?

Conhecido como Processo Seletivo Seriado (PSS) ou Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), é um método de seleção que difere do vestibular tradicional principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio. Entretanto a avaliação seriada (ou exame seriado) ainda é adotada por poucas universidades.

Para o aluno da primeira série do ensino médio que já está pensando em entrar na faculdade, a avaliação seriada proposta por algumas instituições de ensino pode ser uma opção interessante.

Nesse sistema, o aluno faz as provas no final de cada ano durante as três séries do ensino médio (antigo 2º grau). A quantidade de vagas a serem preenchidas pela avaliação seriada é definida pela universidade.

Outros detalhes, como o tipo de questão da prova, podem variar de instituição para instituição, como no vestibular, porque a lei dá grande autonomia para cada universidade. O estudante terá, em vez de um período curto de provas, o intervalo de um ano entre as avaliações e, portanto, segundo as instituições que usam o método de seleção, mais condições de se preparar para melhorar a nota em caso de ter mau desempenho em uma das provas, evitando o estresse associado ao vestibular.

As provas não são semelhantes às do vestibular tradicional, já que os conteúdos não são cumulativos, ou seja, as questões da primeira etapa são de aulas da primeira série, as do segundo exame exigirá conhecimentos adquiridos na segunda série e a terceira e última etapa abrangerá o programa somente da terceira série mais a prova de redação.

Com as notas das três provas, obtém-se a média final que classificará o candidato.

Aqueles que não cursam o ensino médio, como o estudante já formado ou de supletivo, ou mesmo que está na terceira série, mas não se deu bem nas etapas da primeira e segunda série poderão se inscrever no "vestibular em prestações", mas deverão fazer então as etapas 1, 2 e 3 na mesma época.

Cada instituição propõe um sistema para administrar a avaliação. A Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), de São Paulo, por exemplo, oferece ao candidato a possibilidade de fazer uma prova que substituirá uma das três anteriores.

A universidade implantou o sistema em 1997 e reserva todo ano 50% das suas vagas (do total de 1.800) para a avaliação contínua, como chama a Faap.

Já a Universidade Federal de Sergipe não possui reservas e aplica o seriado desde 2000.

"A avaliação contínua é fato imediato a cada ano, diferente do vestibular, que é algo distante para quem está nos primeiros anos do ensino médio", afirma Antonio Carlos Cappabianco, 45, diretor-executivo do Departamento de Processo Seletivo.

Para Mauro Moura, coordenador do Programa de Avaliação Seriada da UnB (Universidade de Brasília), pioneira nesse tipo de seleção, adotado em 96, o método dá vantagem ao aluno que estuda regularmente porque "ele é avaliado uma vez no final de ano durante três anos de vida escolar".

Outras universidades públicas que adotam esse tipo de sistema são as federais de Lavras e de Uberlândia, em Minas Gerais. Para as universidades que adotam esse sistema acesse a seção com a lista das universidades.

A integração com o ensino médio e a sua valorização são argumentos de quem está usando o método. As universidades que não o usam, no entanto, consideram que ainda é cedo para avaliar os resultados do sistema, que só foi adotado durante cinco anos, incluindo o exame deste ano.

"Nós conhecemos o sistema. É uma experiência interessante e está dando bons resultados, segundo depoimentos da coordenação da UnB", diz o assessor para assuntos acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação da USP, Cláudio Possani.

"Ainda é muito cedo para ter o perfil do ingressante. Não temos estudo para implantar o sistema de avaliação a curto prazo."

Última atualização deste item: Seg, 12 de Outubro de 2009 14:15

Vídeo relacionado

Vídeo sobre o PAS exibido pela TV Globo - (Jornal Hoje) - 8 MB CESPE / UnB

Comentários  

 
0 #77 NATHALIA 21-08-2013 13:37
Nós fazemos o vestibular seriado na universidade que queremos graduar ou nós fazemos nas que adotam e elas valhem para as outras ?
Citar
 
 
0 #76 suméia 18-04-2013 22:28
mesmo cursando o 2 ano posso fazer o vestibular seriado?
Citar
 
 
+1 #75 J Kaizer 12-03-2013 21:31
Citar
 
 
+2 #74 J Kaizer 12-03-2013 21:03
Fala serio, o texto do comentário esta formatado corretamente (eu espero) só que o site não reconhece os caracteres. Administrador vê se arruma isto! Fica horroroso os comentários com o texto deste jeito!
Citar
 
 
+2 #73 J Kaizer 12-03-2013 20:59
Creio eu que alunos que já concluíram o Ensino Médio não podem fazer o vestibular seriado, e para aqueles que estão cursando o ensino médio, devem fazer a prova a cada ano desde o 1º ano. Se deixar de fazer uma etapa ou repetir de ano devera ser feito uma nova prova do nível em que parou. Ao concluir o ensino médio deve ter feito as provas das trés etapas. A taxa de Inscrição está em torno de R$ 45,00. O Enem não acumula pontos para o vestibular Seriado, e os pontos de cada universidade só podem ser utilizados para a instituição em questão. O Enem é uma outra forma de tentar entrar na Universidade. As inscrições geralmente são feitas pela internet através do site (onde se encontram mais informações) telefone ou Email da universidade! O vestibular seriado é bem melhor, pois você faz apenas a prova referentes aos conteúdos/matérias aprendidas durante o ano letivo! Boa Sorte e bons Estudos!
Citar
 
 
+1 #72 Eveline Ossério Batista 10-03-2013 20:53
Andei á pesquisar algumas Universidades que oferecem cursos de graduação de Geologia.Mas tenho 17 anos,estou cursando o 2º do ensino médio e nessas pesquisas encontrei algumas Universidades mas gostaria de saber qual delas oferecem vestibulares seriados? Me ajudem !
Citar
 
 
+2 #71 Eveline Ossério Batista 10-03-2013 20:27
Ola tenho 17 anos cursando 2º do Ensino Médio estou muito interessada no vestibular seriado mas tenho dúvidas do tipo:
se prestar o Enem terei mais chances?

mesmo ja cursando o 2º do ensino médio posso prestar o seriado ?
Por favor me mandem as respostas!
Citar
 
 
+1 #70 Rosymere santos 05-01-2013 11:42
Pessoal como faço a incriçao da primeira
etapa do seriado????
Citar
 
 
0 #69 Rosymere santos 05-01-2013 11:40
Quero ajuda gente, quero muito fazer o seriado
mas não sei por onde começo.
e com relaçao a escola escolhida,
nao entendir muito.
Citar
 
 
+2 #68 jafe 26-09-2012 12:11
ola eu sou jafe..ja conclui todo ensino medio ja parado a 2 anos ..aindo posso fazer vestibular seriado..sou do parana ..mora em sarandi..como faço....alguem me responde por favor..to muito interesado
Citar
 

Comentar

Código de segurança
Atualizar


Dica de Estudo e Macetes

Envie sua dica Adicione no seu site/blog.