Perguntas Freqüentes

Leu as perguntas/respostas, mas continua com dúvida? Entre em contato pelo Twitter, Orkut ou pelo formulário de fale conosco.

Mais informações sobre os vestibulares seriados das universidades brasileiras podem ser encontradas na seção Inscrições dos Vestibulares.

  1. Como saber se a Universidade que desejo fazer vestibular utiliza o vestibular seriado como um dos critérios de entrada?
  2. Quando serão realizadas as provas dos vestibulares seriado 2010?
  3. Quando e como serão divulgadas as listas dos resultados?
  4. Quando e como serão divulgados os locais de prova?
  5. Em que momento o candidato faz opção de curso?
  6. Qual é o formato da prova?
  7. Quem tem direito a isenção da taxa de inscrição?
  8. Qual é o período de requerimento para a isenção da taxa de inscrição dos vestibulares?
  9. O aluno da segunda série do ensino médio que não realizou a prova referente a primeira série pode se inscrever no processo seletivo seriado de uma universidade?
  10. O candidato que participou da primeira etapa e foi reprovado no colégio pode, no ano seguinte, participar da segunda etapa?
  11. Qual a documentação necessária para fazer a inscrição?
  12. Não possuo CPF, posso então utilizar o CPF dos meus responsáveis?
  13. O candidato menor de idade pode efetivar a inscrição?
  14. Curso o ensino medio com duração de 4 anos. Devo iniciar o vestibular seriado a partir do 1º ano ou do 2º ano?
  15. O candidato que desiste do vestibular seriado em uma universidade pode dar continuidade em outra universidade que também adota o vestibular seriado?
  16. O que é proibido levar para o local de provas?

 

  1. Como saber se a Universidade que desejo fazer vestibular utiliza o vestibular seriado como um dos critérios de entrada?
  2. Consulte a seção com a Lista de Universidades que utilizam o vestibular seriado como pelo menos um dos seus critérios e verifique se a universidade que deseja está entre elas.

  3. Quando serão realizadas as provas dos vestibulares seriado 2010?

    A maioria das provas ocorre entre os meses de novembro e janeiro. Para maiores informações sobre o calendário de provas da sua universidade consulte a seção com Calendário de Provas.

  4. Quando e como serão divulgadas as listas dos resultados do vestibular?

    A lista dos aprovados, e do resultado em geral, é divulgada pelas universidades no mês seguinte ao da realização das provas. Para maiores informações acerca da divulgação das listas dos aprovados consulte o site da sua universidade (acesse a Lista de Universidades e confira o endereço das universidades).

    O site deve divulgar algumas listas na seção de Resultados dos Vestibulares.

  5. Quando e como serão divulgados os locais de prova?

    Os locais da realização das provas são divulgados no site da sua universidade. Para maiores informações sobre os locais das provas consulte a seção com a Lista de Universidades e verifique o endereço da Coordenação que organiza as informações sobre o vestibular para obter mais informações com ela.

  6. Em que momento o candidato faz opção de curso?

    Na inscrição da última etapa do vestibular.

  7. Qual é o formato das provas?

    O formato das provas pode variar de acordo com cada instituição. Geralmente as provas são de múltipla escolha, no formato V ou F ou subjetivas. Para mais informações consulte a seção Inscrições dos Vestibulares.

  8. Quem tem direito a isenção da taxa de inscrição?

    Geralmente candidatos que concluíram o ensino médio em escola pública, doadores regulares de sangue, doadoras regulares de leite materno, servidores da instituição e seus dependentes têm direito a isenção da taxa de inscrição. Para maiores informações acerca da isenção da taxa de inscrição consulte consulte a seção Inscrições dos Vestibulares.

  9. Qual é o período de requerimento para a isenção da taxa de inscrição dos vestibulares?

    Geralmente o período para solicitação da isenção da taxa de inscrição vem antes das datas de inscrição para os processos seletivos. Fique atento e não perca o prazo. Para maiores informações consulte a seção Inscrições dos Vestibulares.

  10. O aluno da segunda série do ensino médio que não realizou a prova referente a primeira série pode se inscrever no processo seletivo seriado de uma universidade?

    Em instituições como a UFAL somente são aceitas as inscrições no PSS 2 daqueles candidatos que realizaram as provas do PSS 1 no Processo Seletivo Seriado no ano anterior.O mesmo esquema se aplica para as inscrições do PSS 3. Ao se inscrever para a avaliação referente ao PSS 2, o candidato deverá, obrigatoriamente, realizar a avaliação do PSS 3 no ano seguinte.

    Em instituições como a UFPB a inscrição é permitida tanto para candidatos matriculados no Ensino Médio como para candidatos que já concluíram esse nível de ensino, podendo ser efetuada apenas para as provas da primeira série ou apenas para as provas da segunda série (quando o candidato tiver sido considerado apto nas provas do PSS 1 do ano anterior). Os candidatos também poderão se inscrever apenas para as provas do PSS 1 e do PSS 2 ou para o conjunto das três séries.

    Para mais informações sobre as inscrições acesse a página da sua universidade. Consulte a seção Lista de Universidades para obter o endereço das universidades.

  11. O candidato que participou da primeira etapa e foi reprovado no colégio pode, no ano seguinte, participar da segunda etapa?

    Não, porque neste caso ele não estaria cursando a 2ª série, o que é condição necessária para inscrição na segunda etapa.

  12. Qual a documentação necessária para fazer a inscrição?

    Em muitas universidades é obrigatório ter o seu próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de um documento de identificação com foto. E é importante lembrar que o pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido é que garante a sua inscrição.

    Para mais informações sobre as inscrições acesse a página da sua universidade. Consulte a seção Lista de Universidades para obter o endereço das universidades.

  13. Não possuo CPF, posso então utilizar o CPF dos meus responsáveis?

    Não. Para inscrição no vestibular é obrigatório o uso dos dados do próprio candidato.

  14. O candidato menor de idade pode efetivar a inscrição?

    Sim. Desde que o mesmo esteja munido da documentação exigida e que faça o pagamento da taxa de inscrição.

  15. Curso o ensino medio com duração de 4 anos. Devo iniciar o vestibular seriado a partir do 1o ano ou do 2o ano?

    Deve iniciar no 2o ano, visto que o vestibular seriado consiste em um processo seletivo de 3 etapas consecutivas.

  16. O candidato que desiste do vestibular seriado em uma universidade pode dar continuidade em outra universidade que também adota o vestibular seriado?

    Não.

  17. O que é proibido levar para o local de provas?

    Por medida de segurança, geralmente, é proibido levar para o local da prova: aparelhos eletrônicos, como telefone celular, bip, tocadores de mp3, notebook, gravador, calculadoras e similares.

Leu as perguntas/respostas, mas continua com dúvida? Entre em contato pelo Twitter, Orkut ou pelo formulário de fale conosco.
Última atualização deste item: Ter, 20 de Outubro de 2009 17:40


Dica de Estudo e Macetes

  • Biologia

    Osmose

    A osmose é passiva vava, vai do meio menos* para o mais*, passando pela membrana, lá vem água, lá vem água sempre atrás.

    * concentrado

    (canta-se com a melodia de "Atirei o pau no gato")

     

    Fonte: Luciane Alves

    Adicionar ao iGoogle
Envie sua dica Adicione no seu site/blog.